Aprenda como triplicar sua produtividade diária com as ondas binaurais
5 de dezembro de 2016

Como funcionam as ondas binaurais?

Primeiramente é necessário entender como nosso cérebro trabalha diariamente, ou seja, como as 4 dimensões do cérebro agem durante o dia, são elas: Alpha, Beta, Theta e Delta. Essas 4 dimensões estão relacionadas com nossos pensamentos, emoções, nosso humor, várias funções cerebrais que ficam em segundo plano, e claro, toda nossa qualidade de vida.

Em cada dimensão, as ondas cerebrais se movimentam de determinada forma. A dimensão com ondas mais rápidas é a Beta, a dimensão cerebral quando estamos conscientes (como agora!). A dimensão Beta está associada a concentração, excitação, estado de alerta e seu conhecimento.

Quando você vai relaxando, suas ondas cerebrais vão diminuindo o ritmo, e você entra na dimensão chamada Alpha. A dimensão Alpha vária entre o estado de relaxamento profundo (aquele estado quando você está prestes a dormir, ou acordando), e o estado de foco e concentração, mas ainda relaxado.

Ainda mais lenta são as ondas theta. Theta é mais conhecida como a dimensão de ondas cerebrais de quando estamos sonhando, mas também está associada a uma série de outros estados benéficos, incluindo o aumento da criatividade, alguns tipos de super-aprendizagem, melhorar sua memória, experiências visionárias, e que são chamadas de experiências integradoras (nas quais fazemos mudanças positivas de forma abrangente em como vemos nós mesmos, os outros, ou certas situações da vida).

O padrão mais lento de ondas cerebrais é o Delta, a dimensão das ondas cerebrais do sono profundo, quando não existe a presença dos sonhos.

Em certas frequências Delta o cérebro libera substâncias altamente benéficas, incluindo hormônio de crescimento humano, que normalmente são produzidos em quantidades decrescentes à medida que envelhecemos, resultando nos sintomas do envelhecimento, incluindo a perda do tônus muscular, aumento de peso, perda de resistência, e características associadas com o envelhecimento.

E onde entram as ondas binaurais nessa história?

Heinrich Wilhelm Dove foi um físico e meteorologista prussiano. Ele é o descobridor dessas ondas milagrosas, as ondas binaurais – logo você vai entender que não tem nada de milagroso com elas.

O que ele descobriu é que se ouvirmos duas frequências sonoras separadamente, uma em cada ouvido, o nosso cérebro vai detectar a variação e criar uma terceira frequência igual à diferença encontrada entre os dois sons.

Por exemplo: Se você ouvir uma faixa de 100 Hz do lado direito e outra de 105 Hz do lado esquerdo do fone de ouvido, seu cérebro vai criar uma terceira faixa de 5Hz. Essa faixa de 5Hz é chamada de onda binaural.

Essa terceira frequência de 5Hz, perceptível pelo seu cérebro, é que vai te ajudar com seus objetivos, inclusive aumentar sua produtividade diária.

Ok, mas qual o objetivo de criar essa terceira frequência?

Como foi falado anteriormente, cada frequência do nosso cérebro pode nos ajudar com um objetivo diferente.

O estado Delta nos ajuda a lidar melhor com emoções reprimidas. No estado Teta, você fica mais criativo. No Alfa, mais focado. Já no Beta, você fica mais motivado, com mais energia. Esses são apenas alguns benefícios de cada estado que nosso cérebro tem.

Portanto, se eu quero mais criatividade, utilizo uma onda que me coloque em estado Alpha, pois neste estado, minha criatividade é estimulada.

Se preciso de mais foco e concentração, novamente, utilizo uma onda que me coloque em estado Alpha.

Se eu estou me sentindo cansado, uso uma onda Beta, para me sentir com mais energia. Percebe como isso pode te ajudar a se tornar uma pessoa mais produtiva?

Normalmente, durante nossas atividades diárias, temos diversas interrupções. Algumas são externas, atividades que chegam até nós e necessitam da nossa atenção.

Por outro lado, a maioria dessas interrupções são internas. Atividade que nós nos “obrigamos a fazer”.

Nosso cérebro precisa se distrair constantemente, por conta disso, quando estamos tentando focar em algo, ele envia comandos para suprir essa necessidade.

Por isso que olhamos tanto as redes sociais, notificações do smartphone, sites aleatórios e distrações do nosso mundo externo: moscas, latidos de cães, freadas de carro, e por aí vai.

Quando você usa uma onda binaural de foco e concentração, essas vontades que você tem de distração são eliminadas. Seu cérebro fica quieto e aceita o fato que você vai ficar concentrado em uma única atividade.

Imagine por um momento o quanto isso pode te ajudar a aumentar sua produtividade diária.

É seguro utilizá-las?

Sim, completamente. Existem algumas contra indicações – crianças, pessoas com doenças crônicas, tendência a ter convulsões – mas no geral, qualquer pessoa pode utilizar.

É seguro, pois nosso cérebro entra e sai desses estados diariamente. São estados naturais do nosso cérebro.

A única coisa que a onda binaural faz é te dar um empurrãozinho para entrar no estado desejado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *